O percurso do Fogo Simbólico do Dois de Julho, no Bicentenário da Independência da Bahia, terá um novo roteiro em 2023. Além do tradicional trajeto saindo de Cachoeira, o Fogo Simbólico partirá também de Mata de São João, passando pelos municípios de Dias d’Ávila, Camaçari, Lauro de Freitas e Simões Filho, antes de se unir ao roteiro tradicional e chegar ao seu destino final no bairro de Pirajá, em Salvador.
Os municípios de Mata de São João, Dias d’Ávila, Camaçari e Lauro de Freitas foram incluídos nas celebrações do Dois de Julho, autorizados pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) em resposta a solicitação do Consórcio Intermunicipal Recôncavo Norte e do historiador Diego Copque, que ressaltaram a importância dessas localidades no processo de consolidação da Independência do Brasil na Bahia.
O roteiro tradicional tem saída de Cachoeira e passa pelas cidades de Saubara, Santo Amaro, São Francisco do Conde, Candeias e Simões Filho. A inclusão desses municípios na programação fortalece a autoestima e o sentimento de pertencimento da região, valorizando sua singularidade histórica, geográfica e cultural, conforme destacado pelo pesquisador Diego Copque em seu livro publicado em 2022.
O reconhecimento e a legitimação da participação dessas cidades na luta pela Independência, além da reparação histórica, são importantes para a Fundação Gregório de Mattos. A participação das cidades do Recôncavo Norte no percurso do fogo simbólico foi interrompida há mais de 50 anos, mas agora, atendendo ao pedido do Consórcio Intermunicipal Recôncavo Norte, a FGM prontamente acolheu a solicitação.
O fogo simbólico do Dois de Julho representa a união dos povos na conquista da liberdade da Bahia e do Brasil. Ele é uma chama que não pode ser apagada, transmitida de mão em mão como uma esperança que perdura ao longo do tempo. A participação das prefeituras, do Exército do Brasil, da Polícia Militar, da Guarda Civil e dos órgãos de saúde é essencial para a organização do percurso do fogo simbólico nos municípios participantes.
A cerimônia de acendimento da pira do fogo simbólico no Campo Grande, no dia 2 de julho, terá uma representante especial este ano: a atleta paralímpica Verônica Almeida, primeira vez que uma atleta paralímpica terá esse papel.
As comemorações do bicentenário da Independência do Brasil na Bahia contarão com uma programação especial em Salvador, incluindo a entrega do novo Largo da Lapinha, do novo Memorial Dois de Julho e do monumento à Maria Felipa, além de apresentações culturais, ações nas escolas.
Foto: Lucas Moura/Secom