O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizará sua primeira viagem internacional em 2024, visitando o Egito e a Etiópia. A chegada está programada para quarta-feira (14) no Cairo, onde terá uma série de compromissos. A viagem à África marca a segunda visita do presidente Lula à região durante seu terceiro mandato presidencial, após passagens por países como África do Sul, Angola, São Tomé e Príncipe e uma breve visita a Cabo Verde no ano anterior.
A agenda do presidente inclui uma reunião bilateral com o presidente egípcio, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi, seguida por um almoço no palácio presidencial. Posteriormente, Lula visitará a Liga Árabe, buscando fortalecer laços e discutir a possibilidade de novos acordos comerciais, como a exportação de carne bovina do Brasil para o Egito.
Em sua passagem pela Etiópia, Lula participará como convidado de honra da Cúpula da União Africana, em Adis Abeba. Além de encontros com líderes africanos, está prevista uma reunião com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, e o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.
A Etiópia, recentemente tornada membro do G20 com o apoio do Brasil, sediará a Cúpula da União Africana, com a participação de diversos chefes de Estado. O presidente Lula também tem convites para reuniões bilaterais durante a estadia. Após as viagens internacionais, o foco do presidente será na agenda doméstica, incluindo uma visita à Guiana no final de fevereiro para a cúpula anual do Caricom, grupo regional que reúne 15 países caribenhos.