O deputado Tiago Correia, do PSDB, enviou solicitações urgentes ao governador Jerônimo Rodrigues, ao prefeito Bruno Reis e ao chefe do Ministério Público da Bahia, Pedro Maia. Ele pediu inspeção do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil no prédio que antes era o Centro Educacional Magalhães Neto, na Avenida Sete de Setembro, em Salvador. Correia também pediu intervenção e acompanhamento do caso.
Desde junho de 2021, mais de 200 famílias ligadas ao Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) ocupam o prédio, chamado de Carlos Marighella em homenagem ao guerrilheiro baiano. O MLB alega que o prédio, agora propriedade da Embasa, ficou abandonado por mais de dez anos. Nas redes sociais, o movimento afirma que aguarda uma posição do Governo, que tem anunciado projetos habitacionais no Centro da cidade nos últimos anos.
O deputado mencionou a tragédia recente em uma pousada que abrigava pessoas em Porto Alegre (RS), onde um incêndio matou 10 pessoas, para justificar seu pedido. Ele argumenta que é necessário que o poder público tome medidas para evitar uma situação semelhante em Salvador.
O documento do deputado descreve o prédio como estando em condições precárias, com sinais de ligações elétricas e água clandestinas, e sem as mínimas condições de segurança elétrica, hidráulica e estrutural, colocando em risco a vida de centenas de pessoas.
Os ofícios de Tiago Correia são esperados para serem entregues nesta sexta-feira (3).