Com as chuvas recentes no Rio Grande do Sul neste fim de semana, o lago Guaíba, em Porto Alegre, pode atingir aproximadamente 5,5 metros de altura entre segunda e terça-feira, conforme prevê o Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Se essa projeção se confirmar, o Guaíba estabelecerá um novo recorde durante esta enchente. Na semana passada, o nível máximo já tinha chegado a cerca de 5,3 metros, segundo o IPH.
As previsões indicam uma prolongada cheia e sugerem um aumento nos níveis do lago para acima de 5 metros nos próximos dias, impulsionado por chuvas adicionais e ventos fortes do sul.
A MetSul, empresa de meteorologia, concorda com a viabilidade desse cenário. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul também alertou que o Guaíba pode ultrapassar os cinco metros novamente.
Apesar de ter diminuído, o nível do lago voltou a subir neste fim de semana, alcançando 4,64 metros no domingo à tarde, de acordo com o governo gaúcho. Esse valor é considerado alto, com alertas emitidos quando o lago atinge 2,5 metros e inundações registradas a partir de três metros.
Porto Alegre enfrenta sua pior enchente já registrada, com ruas e avenidas inundadas e o fechamento do aeroporto Salgado Filho devido ao acúmulo de água na pista e áreas internas.