Na manhã desta quinta-feira (23), uma grande operação foi lançada para cumprir diversos mandados de prisão, busca e apreensão em 15 cidades baianas, incluindo presídios. A ação, chamada “Premium Mandatum”, tem como objetivo desmantelar uma organização criminosa que atua no interior da Bahia e na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
As investigações começaram após a prisão de um suspeito em 2021, na cidade de Senhor do Bonfim, localizada na região do Piemonte Norte do Itapicuru. Considerado um dos líderes do tráfico de drogas no Norte da Bahia, o detido continuava a comandar atividades criminosas mesmo de dentro da prisão.
De acordo com a Polícia Civil, as investigações revelaram o modo de operação da organização, identificando seus líderes e o funcionamento do tráfico de drogas tanto dentro quanto fora dos presídios. Os investigados estão sendo acusados de crimes como tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa, homicídios e comércio ilegal de armas de fogo.
Além da Polícia Civil, a operação conta com a participação de cinco promotores de Justiça, 27 agentes do Gaeco Norte [Grupo de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais do Norte], incluindo servidores e militares, e 200 policiais civis.