A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) renovou o contrato com a Martins & Neri Consultoria em Tecnologia da Informação Ltda., que continuará gerenciando o sistema de monitoramento e fiscalização de trânsito da capital baiana.
A empresa ganhou a licitação no ano passado, e o contrato foi homologado em 18 de dezembro de 2023. No entanto, a assinatura do contrato só aconteceu em 31 de maio deste ano. O valor total do contrato é de R$ 9,2 milhões, com validade de quatro anos e um custo mensal de R$ 193 mil.
No Diário Oficial de terça-feira (4), onde a assinatura do contrato foi publicada, consta que a empresa foi contratada para fornecer “serviço de locação de solução integrada para gestão de trânsito, através de aplicativos para fiscalização de trânsito e transportes e Sistema de Processamento de auto de infração do Transporte Público Coletivo com integração com os sistemas existentes na Transalvador”.
Em resumo, a empresa continuará responsável pelo sistema utilizado pelos agentes de trânsito para verificar se os veículos estão cumprindo as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O sistema acessa um extenso banco de dados de todos os veículos registrados em órgãos como os Detrans estaduais e o Ministério dos Transportes.
Radares Doppler
Além dos agentes de trânsito, a Transalvador utiliza radares para monitorar o tráfego na capital, muitos deles com tecnologia “doppler”. A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) informou ao Bahia Notícias que essa tecnologia é usada na cidade desde 2014, com um total de 185 radares instalados.
Os radares doppler medem a velocidade dos veículos até 100 metros antes ou depois do radar, o que permite multar antecipadamente motoristas que freiam apenas ao se aproximar do equipamento.
Além de excesso de velocidade, os radares doppler podem identificar outras infrações, como uso de celular ao volante, avanço de sinal vermelho, direção na contramão, conversão proibida e estacionamento sobre faixa de pedestres.