O ministro da Casa Civil comentou que a declaração anterior foi feita em tom de “desabafo” e disse que não queria que fosse interpretado como um ataque
Ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), se retrata após críticas a Brasília: “Não fui adequado em minhas palavras”
Rui Costa, ex-governador da Bahia e atual ministro da Casa Civil, pediu desculpas depois de ter chamado Brasília de “ilha da fantasia”. Ele esclareceu que suas declarações foram um desabafo e não um ataque à capital federal.
Em uma mensagem em seu perfil no Twitter, Rui Costa escreveu: “Ao mencionar Brasília como centro do poder político, não fui adequado em minhas palavras, o que permitiu que alguns interpretassem minha declaração como um ataque à cidade ou ao seu povo”.
De acordo com o jornal Estado de S. Paulo, o pedido de retratação veio após um conselho dado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na ocasião, o presidente teria alertado o ministro de que suas palavras não foram bem recebidas, o que aumentou a pressão sobre Rui.
Na última sexta-feira (2), o político petista afirmou que o problema de Brasília era que os políticos não passavam por situações difíceis antes de chegar ao trabalho, como vivenciar uma favela ou testemunhar pessoas desempregadas. No entanto, ao se desculpar, Rui Costa esclareceu que suas declarações foram uma expressão de inconformidade com o processo de tomada de decisões e escolhas.