Ferrovia Oeste-Leste: último trecho da Fiol II tem ordem de serviço

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A Infra S.A, empresa pública federal vinculada ao Ministério dos Transportes, emitiu uma ordem de serviço para a conclusão do trecho II da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol II), que conecta Caetité a Barreiras. O investimento previsto é de R$ 365,2 milhões, com um prazo de 26 meses para a conclusão, contados a partir da assinatura da ordem de serviço, que ocorreu em 7 de junho.

Esta ordem de serviço inclui a elaboração dos projetos executivos de engenharia e a execução dos serviços restantes para finalizar os subtrechos da obra, abarcando os últimos 140 quilômetros da Fiol II e a instalação de uma superestrutura ferroviária na ponte sobre o Rio São Francisco. A empresa Tec Engenharia será responsável pela execução dessas atividades. Já a Fiol I, que conecta Ilhéus a Caetité, é responsabilidade da Bamin Mineração.

Marcus Cavalcanti, secretário do PPI da Casa Civil do Governo Federal, afirmou que o novo trecho é parte do sistema Ferrovia Centro Oeste – Ferrovia Oeste Leste (Fico – Fiol). Ele explicou: “A ordem de serviço para a construção do último lote remanescente da Fiol 2 representa mais um passo na consolidação deste importante eixo de ligação. Isso compreende uma ferrovia saindo do litoral da Bahia, no Porto do Sul. O primeiro trecho, Fiol 1, está concedido à Bahia Mineração e vamos concluir o trecho 2 como obra pública. O trecho 3 da Fiol será objeto de concessão, e estamos finalizando os estudos do traçado até janeiro do próximo ano”.

Cavalcanti destacou que a Fico 1, em Goiás, já está em construção e que a concessão da Fico 2 também será licitada. “Com isso, teremos um concessionário que ligará Caetité, conectado com a Fiol 1, até Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso. É o embrião da ferrovia transoceânica, essencial para conectar o comércio do Brasil e da América do Sul com a China e os países da Ásia”.

ENTENDA A FIOL

Com aproximadamente 1527 km de extensão, a Fiol ligará o futuro Porto Sul, em Ilhéus, na Bahia, a Figueirópolis, no Tocantins, onde se conectará com a Ferrovia Norte-Sul. A ferrovia visa oferecer alternativas mais econômicas para o transporte de cargas a longas distâncias, promover a multimodalidade, interligar a malha ferroviária brasileira e criar uma nova rota logística para escoar a produção agrícola e de mineração através do terminal portuário de Ilhéus/BA.

Entre os benefícios esperados estão a redução dos custos de transporte de grãos, álcool e minérios para mercados internos e externos, o aumento da produção agroindustrial na região, devido a melhores condições de acesso aos mercados nacional e internacional. A ferrovia também conectará os estados de Tocantins, Maranhão, Goiás e Bahia aos portos de Ilhéus/BA e Itaqui/MA, melhorando o desempenho econômico da malha ferroviária. Outros benefícios incluem o incentivo a investimentos, modernização e produção, melhoria da renda e distribuição de riqueza nacional, redução de emissão de poluentes e diminuição do número de acidentes em rodovias.

Na Bahia, a Fiol beneficiará diretamente os municípios de Ilhéus, Uruçuca, Aurelino Leal, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Aiquara, Itagi, Jequié, Manoel Vitorino, Barra da Estiva, Mirante, Tanhaçu, Aracatu, Brumado, Livramento do Brumado, Lagoa Real, Rio do Antônio, Ibiassucê, Caetité, Guanambi, Palmas de Monte Alto, Riacho de Santana, Bom Jesus da Lapa, Serra do Ramalho, São Félix do Coribe, Jaborandi, Santa Maria da Vitória, Correntina, São Desidério e Barreiras.

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