A Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema) planeja viabilizar o primeiro aquário imersivo do estado no Zoológico de Salvador. A proposta avançou após a visita de uma comitiva liderada pelo secretário Eduardo Sodré ao Aquarium Paris, na França. A iniciativa busca captar parcerias e apoio financeiro de organizações internacionais que atuam em conservação ambiental.
“Foi uma experiência de aprendizado e troca muito valiosa, que abriu portas para parcerias futuras. Na visita ao Aquarium Paris, percebemos o potencial de trazer um aquário imersivo voltado para educação e preservação da fauna brasileira,” disse o secretário.
Além do Aquarium Paris, a equipe visitou o Parrot World, que abriga um aviário imersivo, e o ZooParc de Beauval, conhecido globalmente por seus projetos de conservação de espécies ameaçadas e programas de reintrodução na natureza.
Na delegação estavam o coordenador de Fauna do Inema, Vinicius Dantas; o coordenador de Fundos da Sema, Pedro Tojo; e a assessora técnica Maiana Pitombo. Durante a viagem, eles também se reuniram com líderes de diversas instituições francesas de conservação e gestão de fauna.