Jerônimo Rodrigues e diretor da Ford debatem expansão tecnológica na Bahia

Destaque Notícias

O governador Jerônimo Rodrigues se reuniu nesta segunda-feira (25) com Carlos Galmarini, novo diretor de relações governamentais da Ford na América do Sul, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O encontro teve como foco os projetos ligados ao Centro de Engenharia da Ford Brasil, localizado no Cimatec Park, em Camaçari.

“Estamos muito felizes por contar com a equipe de inteligência e desenvolvimento automotivo da Ford aqui na Bahia. Só em 2023, essa parceria resultou em meio bilhão de reais em exportação de tecnologia, além de gerar mais de dois mil empregos em conjunto com o Cimatec”, destacou Jerônimo.

A chegada de Galmarini ocorre em um momento de fortalecimento do Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford no Brasil, responsável atualmente por 85% dos projetos globais da montadora. O setor de engenharia brasileiro contribui com um terço das inovações presentes nos carros da marca.

“Nosso centro tem avançado bastante na criação de tecnologias globais. Enxergamos grande potencial para ampliar ainda mais nossa atuação aqui. Por isso, estamos investindo em um novo prédio no Cimatec, que oferecerá espaços modernos para os engenheiros e equipes de trabalho no Brasil”, afirmou Galmarini.

Mesmo após encerrar suas operações industriais no Brasil em 2021, a Ford continua com importantes estruturas no país, como a sede de Camaçari, o hub de inovação em Salvador e o Centro de Testes em Tatuí, São Paulo, um dos maiores da América Latina para desenvolvimento de veículos.

Em Camaçari, 1.500 profissionais trabalham no desenvolvimento de softwares, motores e sistemas de eletrificação para veículos vendidos globalmente. A Ford utiliza seis prédios no local e já está construindo uma nova instalação, prevista para ser entregue em 2026, que contará com laboratórios e áreas de treinamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *