O procurador-geral de Justiça da Bahia, Pedro Maia, será homenageado nesta segunda-feira (02), às 10h, com a Comenda Dois de Julho, em cerimônia no plenário da Assembleia Legislativa. A honraria, considerada a mais alta da Casa, foi proposta pelo deputado Vitor Azevedo (PL).
No texto de resolução aprovado por unanimidade, o parlamentar destacou a carreira de Pedro Maia, que já ocupou o cargo de secretário-executivo do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público (CNPG) e atuou em várias comarcas da Bahia, como Canarana, Santa Maria da Vitória, Barreiras, Gandu, Feira de Santana e Vitória da Conquista, sendo promovido para Salvador em 2013.
Na capital, Maia coordenou o Grupo Especial de Combate à Sonegação Fiscal e Crimes Contra a Ordem Pública, além de ter liderado o Centro de Apoio Operacional Criminal (Coacrim). Ele também integrou o Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), o Núcleo de Prisões em Flagrante e exerceu a função de secretário executivo no Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira). Aos 44 anos, ele ingressou no Ministério Público em 2004.
“Pedro Maia construiu uma trajetória marcada pela dedicação e competência, sendo reconhecido em cada desafio que assumiu. Sua liderança o levou a figurar, por cinco vezes consecutivas, na lista tríplice para Procurador-Geral de Justiça, sempre com votação expressiva, consolidando sua posição como um dos grandes nomes de sua área”, afirmou Vitor Azevedo.