Após confirmar a instalação de uma fábrica na Bahia, a montadora chinesa de veículos elétricos BYD pode ultrapassar importantes fabricantes globais, como Ford e Honda, em vendas anuais. Segundo informações da Folha de S. Paulo, via Reuters, a BYD apresentou o crescimento mais acelerado de 2024 no mês de novembro.
De acordo com a publicação, a empresa está próxima de alcançar 4 milhões de unidades comercializadas em 2024. Nos primeiros 11 meses do ano, foram vendidos 3,76 milhões de veículos, sendo 506.804 apenas em novembro.
Os dados também revelam que mais de 4 milhões de carros foram trocados através de subsídios governamentais para financiamento. Sem esse apoio, o mercado automotivo teria registrado uma queda de 4,4% no acumulado do ano.
No mesmo período, a BYD consolidou sua força no mercado chinês, com mais de 90% das vendas totais concentradas no país. Segundo a Associação Chinesa de Carros de Passeio (CPCA), em 2023, a participação de mercado da montadora era de 17,1%, superando os 12,5% de 2022.
Caso o ritmo de crescimento seja mantido, a BYD poderá atingir a marca de 6 milhões de carros vendidos nos próximos 12 meses.
BYD em Camaçari
No Brasil, a BYD está implantando uma fábrica em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, utilizando as instalações da antiga planta da Ford. Essa reocupação foi viabilizada por um acordo entre o governo baiano e a montadora norte-americana.
A previsão é que a nova fábrica inicie suas operações no último trimestre de 2024 ou no começo de 2025.