A atuação política do deputado federal Leo Prates foi decisiva para a manutenção dos direitos garantidos pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) durante a tramitação da PEC do corte de gastos. O parlamentar, que sempre se destacou pela defesa de pautas sociais, identificou um erro no texto inicial da PEC que poderia excluir pessoas com autismo e síndrome de Down do acesso ao benefício e propôs diversas emendas para corrigir essa injustiça.
Infelizmente, na Câmara, a emenda de Leo Prates não foi aprovada. Mas em votação no Senado, ele intensificou a articulação com movimentos sociais e senadores e, após conversas exaustivas, conseguiu o apoio necessário para corrigir a proposta da Câmara e assegurar que nenhuma família fosse prejudicada.
A mobilização do deputado rendeu não apenas uma vitória legislativa, mas também o reconhecimento de inúmeras famílias. Em vídeos divulgados nas redes sociais, mães de pessoas com deficiência agradeceram publicamente a Prates por sua luta em defesa dos direitos de seus filhos.
Leo Prates reafirma seu compromisso com as causas sociais e com a garantia de direitos às pessoas mais vulneráveis, celebrando a conquista como uma vitória coletiva para aqueles que mais necessitam.
Veja o depoimento do deputado Federal Duarte Jr (PSB – Ma):