A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) retomará nesta segunda-feira (12) a vacinação contra a poliomielite em todas as 160 salas de imunização da rede básica, das 8h às 17h. No mês passado, devido a problemas no fornecimento e para evitar desperdício de doses, a SMS havia estabelecido unidades de referência para a aplicação da vacina. No entanto, o fornecimento foi regularizado e agora está disponível em todas as salas de vacinação.
A vice-prefeita e secretária de saúde, Ana Paula Matos, comemorou a normalização da oferta da vacina. Ela afirmou: “Estamos satisfeitos com o retorno da vacina contra a poliomielite em todas as nossas salas de vacinação. Isso garante a imunização completa para as crianças de Salvador, pois a vacina assegura proteção contra a doença ao longo da vida.”
Doiane Lemos, coordenadora de imunização de Salvador, reforçou a importância de manter a caderneta de vacinação das crianças atualizada. Ela orientou os pais e responsáveis a comparecerem às unidades de saúde para realizar a vacinação infantil e prevenir a poliomielite.
A Vacina Poliomielite Oral (VOP) é parte do calendário básico de vacinação para crianças, sendo administrada como dose de reforço aos 15 meses e 4 anos. O esquema primário é realizado em crianças menores de 1 ano, com a Vacina Poliomielite Inativada, aos 2, 4 e 6 meses, por via intramuscular.
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença viral aguda que afeta principalmente crianças com até 5 anos de idade. Ela é transmitida pelo poliovírus, que pode ser contraído por meio do contato direto com fezes ou secreções de pessoas doentes. A doença pode causar paralisia.
A vacinação tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, continua sendo oferecida temporariamente em algumas unidades de saúde de Salvador. As pessoas entre 12 meses e 59 anos de idade podem receber a vacina, sendo recomendadas duas doses até os 29 anos e uma dose após essa idade.