A pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta segunda-feira (27), aponta que 11% dos entrevistados têm como principal crítica ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a nova regra de fiscalização do PIX. A informação foi publicada pelo Poder360.
Além disso, 53% dos participantes avaliaram de forma negativa a comunicação adotada pelo governo. Por outro lado, o aumento do Bolsa Família foi destacado como a principal conquista da gestão, citado por 7% dos entrevistados.
Queda de popularidade:
De acordo com o levantamento, 37% dos entrevistados consideram o governo Lula ruim ou péssimo, o maior índice registrado desde o início da série histórica, em fevereiro de 2023.
A pesquisa também mostra que houve um crescimento na avaliação negativa do governo em relação ao levantamento anterior, feito em dezembro, quando o índice estava em 31%. A avaliação positiva caiu de 33% para 31%, enquanto 28% dos entrevistados classificaram o governo como regular, número menor que os 34% registrados anteriormente.
A desaprovação ao trabalho do presidente subiu de 47% para 49%, e a aprovação recuou de 52% para 47%. O percentual de indecisos aumentou de 2% para 4%.
A pesquisa, realizada pela Quaest a pedido da Genial Investimentos, foi feita entre os dias 23 e 26 de janeiro, ouvindo 4,5 mil eleitores em todo o país. A margem de erro é de 1 ponto percentual, para mais ou para menos.