O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu manter a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, em seu cargo atual, apesar das tentativas de reformulação por parte do partido União Brasil. A confirmação veio por meio da Secretaria de Comunicação do Palácio do Planalto nesta terça-feira (13).
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, revelou anteriormente que o União Brasil expressou o desejo de reavaliar suas indicações para cargos de alto escalão no governo de Lula. Padilha ressaltou que é comum um partido buscar apresentar mudanças nesse sentido.
O União Brasil, que possui uma das maiores bancadas na Câmara dos Deputados com 59 parlamentares, havia indicado Daniela Carneiro como ministra do Turismo durante a formação do governo. No entanto, devido a divergências internas, Carneiro está deixando o partido, e a expectativa é que o deputado Celso Sabino, do Pará, seja indicado para substituí-la no cargo.
Além de Daniela, o União Brasil também indicou o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, próximo ao senador Davi Alcolumbre (União-AP), e o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que veio da base do partido na Câmara dos Deputados.