**Coreia do Norte confirma envio de tropas para apoiar Rússia na guerra contra Ucrânia**
A Coreia do Norte confirmou, no domingo (27), o envio de tropas para ajudar a Rússia na guerra contra a Ucrânia, seguindo as ordens do líder Kim Jong-un. De acordo com a agência estatal KCNA, a conclusão da operação para liberar a região de Kursk mostrou a forte parceria estratégica entre a Coreia do Norte e a Rússia.
Recentemente, a Rússia anunciou que suas forças retomaram a última vila russa que ainda estava sob controle ucraniano. No entanto, a Ucrânia negou a informação e afirmou que ainda mantém presença militar em Belgorod, outra área próxima à fronteira.
Segundo a Comissão Militar Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte, a decisão de enviar soldados foi baseada no tratado de parceria estratégica assinado entre Kim Jong-un e Vladimir Putin no ano passado. “Seguindo as ordens do chefe de Estado, nossas tropas trataram o território russo como se fosse o próprio e reforçaram a aliança entre os dois países”, afirmou a Comissão.
Kim Jong-un também declarou que “aqueles que lutaram pela justiça são heróis e orgulho da pátria”. A Coreia do Norte se sente honrada por ter uma aliança com “um Estado forte como a Federação Russa”.
Autoridades ucranianas estimam que a Coreia do Norte enviou cerca de 14 mil soldados, incluindo 3 mil para reforço. No entanto, os norte-coreanos teriam sofrido grandes perdas inicialmente, mas conseguiram se adaptar.
Em resposta, o Departamento de Estado dos EUA demonstrou preocupação com o envolvimento da Coreia do Norte no conflito e pediu o fim imediato do envio de tropas. Em nota, o órgão afirmou que países terceiros, como a Coreia do Norte, “também têm responsabilidade” pelo prolongamento da guerra.