Foto: Anderson Moreira/Divulgação
O ator Vitório Emanuel tem surpreendido o público com sua interpretação do “Rei do Baião” em palcos, coretos e igrejas do Centro Histórico. Desde o dia 11, o artista tem “invadido” esses espaços com músicas e histórias de Luiz Gonzaga, um dos maiores responsáveis por difundir a cultura nordestina pelo Brasil. Essa atração faz parte da programação do São João do Centro Histórico, promovido pela Prefeitura de Salvador.
Emanuel tem circulado pela festa sem aviso prévio, mas adianta que as igrejas Santo Antônio, São Francisco, Pilar e Rosário dos Pretos são os principais locais de suas inusitadas visitas. Quem estiver no Pelourinho nesta terça-feira (20) tem grandes chances de ser surpreendido pelo espetáculo. Uma dica é aproveitar a missa especial em homenagem aos três santos de junho: Santo Antônio, São João e São Pedro, na Igreja do Rosário dos Pretos, que abrirá suas portas às 18h.
O ator afirma que vale a pena presenciar o evento. “Este ano começamos mais cedo. A grande novidade foi a participação na trezena dos festejos a Santo Antônio. Teremos maior participação dentro das igrejas do Centro Histórico. Então, quem estiver presente nas celebrações eucarísticas neste período junino, vai ter a oportunidade de ouvir a ‘Ave Maria Sertaneja’. Um momento que considero muito bonito e emocionante”, adianta o artista.
Essa atração faz parte do projeto “O Nosso Gonzagão” e pode ser apreciada tanto pelos soteropolitanos quanto pelos turistas que estiverem passando pelas ruas da Praça da Sé e do Santo Antônio Além do Carmo. Com o apoio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), as apresentações têm como objetivo surpreender quem estiver presente no São João do Centro Histórico.
Nos próximos dias, o Rei do Baião fará aparições nos palcos e coretos do Centro Histórico, sempre sem horário prévio. “Será sempre uma surpresa, para encantar e matar a saudade do nosso velho e eterno Luiz Gonzaga”, explica. O artista promete cantar com inúmeras bandas e trios de forró. “Como não há horário definido para as aparições, será uma grande surpresa para quem estiver nas praças. Serão momentos mágicos”, promete.
Emanuel conta que a ideia de trazer Luiz Gonzaga para o São João do Centro Histórico teve início no ano passado e considera a primeira edição do projeto um sucesso. “A experiência de sair vestido de Luiz Gonzaga pelas ruas do Pelourinho foi inédita para mim, que sempre representei o Gonzagão nos palcos, no aconchego da caixa cênica. A situação nos coloca em contato direto com o povo e foram muitas as abordagens