O programa Saúde nos Olhos, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está tornando mais acessíveis as consultas e procedimentos oftalmológicos gratuitos para os cidadãos de Salvador. Lançado no último sábado (17) em Cajazeiras, o programa já está beneficiando pacientes como Maria de Lourdes Santos, de 76 anos.
Moradora de Fazenda Coutos III, Maria de Lourdes relatou que esperava há algum tempo por um exame oftalmológico, mas a fila de espera era longa. Ela considerava até mesmo recorrer à rede particular, mas os custos, que variavam entre R$150 e R$200, seriam um peso financeiro para ela.
No dia do lançamento oficial do programa, dona Maria de Lourdes decidiu comparecer ao local, onde passou por uma consulta com um profissional especializado e, em seguida, foi encaminhada para fazer o exame em uma clínica no bairro do Comércio. “Quatro dias depois da consulta, fui à clínica, fiz o exame e já tenho a receita para trocar meus óculos. Foi ótimo, um serviço que facilitou muito para mim, especialmente porque foi rápido. A Prefeitura realmente me surpreendeu”, comemorou.
O programa Saúde nos Olhos é executado através de 13 prestadores de serviço contratados. Além das consultas oftalmológicas simples, o programa oferece encaminhamento para tratamentos cirúrgicos, como cirurgias de catarata, e inscrição no Programa de Glaucoma, além de fornecer receitas para casos em que o uso de óculos é indicado. Somente no primeiro dia do programa, 1,5 mil pessoas foram encaminhadas para atendimento.
Os pacientes atendidos foram selecionados a partir da lista de espera previamente cadastrada no Sistema Vida+ da SMS no último ano. No dia da consulta, os pacientes devem apresentar documento de identificação com foto e Cartão SUS. Segundo a titular da SMS, Ana Paula Matos, esta primeira fase do Saúde nos Olhos continuará até dezembro de 2023.
“Esses procedimentos complementarão os atendimentos já realizados mensalmente na rede municipal, que incluem 21,5 mil consultas e 61 mil exames oftalmológicos. Nos próximos meses, nossa meta é atender mais de 12 mil moradores de Salvador, proporcionando cuidados essenciais para a saúde dos olhos”, completou a gestora.