No dia 2 de julho, data em que se celebra o bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) preparou uma operação especial para garantir a segurança e orientação dos banhistas nas praias da capital baiana. Com o objetivo de evitar acidentes, a Salvamar reforçou o efetivo de salva-vidas na orla, contando com dez agentes extras no domingo, além dos 70 agentes divididos em duas turmas, que estarão presentes no trecho entre Jardim de Alah e Ipitanga.
A Salvamar destaca algumas dicas importantes aos banhistas para prevenir incidentes, como tomar banho de mar próximo aos postos salva-vidas e observar as bandeiras de sinalização. Além disso, é fundamental redobrar o cuidado com as crianças e evitar tirar selfies em rochedos e pedras.
Outra precaução a ser considerada é em relação ao consumo de bebidas alcoólicas. É recomendado evitar o banho de mar ao ingerir álcool, pois ele pode causar uma falsa sensação de capacidade física, levando a situações perigosas ao enfrentar as ondas e correntezas.
Também é importante ter cautela com bóias e objetos flutuantes, pois eles podem ser facilmente levados pela correnteza. Em praias sem a presença de salva-vidas, é aconselhável não arriscar-se na água para evitar situações adversas.
Em caso de emergência, é possível contatar diretamente os profissionais da Salvamar pelo número (71) 3202-4970. Nas demais praias, fora do trecho Jardim de Alah-Ipitanga, o contato deve ser feito com o Grupamento Marítimo (Gmar), do Corpo de Bombeiros, pelo número 193.