Reconhecimento Facial auxilia na prisão de 900 foragidos da Justiça e se torna referência nacional

Destaque Polícia

Apoio: Em 2023, sistema resulta na captura de 327 homicidas, traficantes, estupradores e outros criminosos.

Desde a implementação do Sistema de Reconhecimento Facial pela Secretaria da Segurança Pública, 900 criminosos foragidos da Justiça foram localizados e presos. Os últimos cinco procurados foram capturados até esta sexta-feira (30), acusados de crimes como tráfico de drogas, roubo, estupro de vulnerável e dívida por pensão alimentícia.

Um homem, procurado por dívida de pensão alimentícia e foragido da Justiça de São Paulo, foi capturado durante a festa de São Pedro, no Parque de Exposições, sendo o 900º indivíduo capturado através dessa tecnologia, que foi implantada com o objetivo de garantir a segurança dos frequentadores do evento. A similaridade do suspeito com a imagem cadastrada no sistema foi de mais de 95%.

Em Serrinha, câmeras inteligentes flagraram um homem com mais de 94% de similaridade com a imagem de um procurado por roubo, resultando em sua prisão pelas autoridades do 16º Batalhão de Polícia Militar.

Dois traficantes foram presos em diferentes regiões do estado. O primeiro foi capturado em Teixeira de Freitas, Extremo Sul da Bahia, após apresentar uma similaridade superior a 95% com o banco de dados da SSP. Ele foi detido pela 87ª CIPM. O segundo traficante foi preso em Capim Grosso, com uma similaridade de 94%, e conduzido pela 91ª CIPM para confirmação de sua identidade.

Na cidade de Itamaraju, também no Extremo Sul do estado, um homem procurado por dívida de pensão alimentícia foi conduzido por policiais da 43ª CIPM.

Alcance

O Sistema de Reconhecimento Facial está presente em Salvador e em mais de 70 cidades baianas, tendo auxiliado na localização de 327 pessoas em 2023.

A tecnologia foi implementada em caráter piloto em dezembro de 2018, e desde então tem sido eficaz na localização de foragidos da Justiça envolvidos em crimes contra a vida e contra o patrimônio. A primeira captura ocorreu em 2019, durante o carnaval de Salvador.

No ano passado, o sistema foi expandido e implementado em 77 cidades baianas, abrangendo a Região Metropolitana e o interior. Além de Salvador, as prisões ocorreram em cidades como Camaçari, Lauro de Freitas, Simões Filho, Pojuca, Candeias, Vera Cruz, Itaparica, Dias D’Ávila, Madre de Deus, Salinas da Margarida, Eunápolis, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Itaberaba, Feira de Santana, Amargosa, Jequié, Eunápolis, Juazeiro, Seabra, Mucugê, Santo Estevão, Ibotirama, Capim Grosso, Senhor do Bonfim, Teixe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *