O processo de construção do Veículo Leve de Transporte (VLT) do Subúrbio continua em andamento, mas pode enfrentar mais alguns obstáculos antes de ser concluído. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) reconheceu a possibilidade de o governo do estado lançar uma nova licitação para o projeto.
Em uma entrevista no último sábado (1º), Jerônimo confirmou que está agendada uma reunião com a Build Your Dreams (BYD Brasil) para a próxima segunda-feira (4), onde o assunto será discutido. Os termos do acordo com o Consórcio Skyrail Bahia, formado pelas empresas BYD Brasil e Metrogreen, estão sendo revisados.
“Na segunda-feira, a BYD estará aqui e teremos uma conversa sobre as informações que eles fornecerão e o VLT. Uma coisa é certa, não ficaremos esperando indefinidamente. Vamos tomar uma decisão”, assegurou o governador.
A ordem de serviço para iniciar a obra foi assinada em dezembro de 2019. “Estamos trabalhando no VLT por etapas. Se surgir alguma crise que atrapalhe o cronograma do VLT, tomarei decisões e farei uma nova licitação para seguir em frente. Não vamos esperar. Vamos tentar superar as dificuldades”, afirmou Jerônimo.
O VLT terá como objetivo conectar a capital à cidade de Simões Filho e substituirá a antiga malha ferroviária que atendia à região norte da península de Salvador.