Amado Caymmi: Um show emocionante celebra a amizade entre Jorge Amado e Dorival Caymmi

Notícias

Um projeto liderado por quatro mulheres promete emocionar o público com um show em homenagem à amizade entre dois ícones baianos: Jorge Amado e Dorival Caymmi. Intitulado “Amado Caymmi”, o espetáculo acontecerá nesta terça-feira (4) na Praça do Campo Grande, em Salvador, a partir das 19h. As talentosas vozes de Alice Caymmi, neta de Dorival, Márcia Short, Elaine Fernandes e Wil Carvalho se unirão sob a direção de Adail Scarpelini para encantar o público presente. O evento faz parte das celebrações do Bicentenário da Independência da Bahia, organizadas pela Prefeitura.

Segundo Wil Carvalho, uma das cantoras do show, a apresentação é uma celebração de dois ícones e, essencialmente, uma homenagem à Bahia durante esse momento especial de comemoração do Dois de Julho. “Temos a sorte de contar com quatro mulheres maravilhosas, canções cuidadosamente selecionadas, arranjos belíssimos e uma sonoridade magnífica. Participar de um projeto ou evento que exalte a Bahia é um privilégio. Estou extremamente feliz em fazer parte disso, pois cantaremos músicas maravilhosas, explorando um repertório que nos permite compreender e vislumbrar Caymmi e Amado.”

O repertório incluirá canções icônicas como “Milagres do Povo”, “Vatapá”, “São Salvador”, “Saudade da Bahia” e “Rosa Morena”, entre outras. De acordo com George Vladimir, coordenador geral dos festejos do Dois de Julho, tanto o universo imaginário de Jorge Amado quanto o de Dorival Caymmi são predominantemente formados pela figura feminina, presentes tanto nas canções de Caymmi quanto nos romances de Amado.

“Portanto, celebrar esses dois artistas é celebrar a mulher baiana. A mulher negra, cabocla, mestiça, que é justamente o principal foco da nossa celebração neste ano. Mulheres como Gabriela, Tereza Batista, Rosa de Oxalá, que representam as mulheres do povo, poderosas, revolucionárias e guerreiras, que, através do universo criado por Jorge, constroem a nossa identidade. O show será composto principalmente por canções que celebram a mulher na obra de Jorge Amado, bem como a cultura negra, a diáspora africana, o candomblé e a nossa matriz africana.”

Além do show, o evento do Bicentenário da Independência da Bahia trará outras atividades emocionantes. Na quarta-feira (5), o Teatro Gregório de Mattos receberá, a partir das 13h, a IV Jornada do Patrimônio Cultural de Salvador – 200 Anos de Independência. Mais tarde, às 18h, a tradicional Volta da Cabocla ocorrerá, com o retorno dos carros dos caboclos do Campo Grande para o Pavilhão da Lapinha, contando com a participação da Orquestra do Maestro

Reginaldo de Xangô. Às 19h, a banda Ifá e convidados das Nações Congo Angola se apresentarão no Palco Lapinha.

A celebração do bicentenário da maior festa cívica da Bahia também incluirá a Festa de Labatut, que acontecerá no final de linha de Pirajá, de 6 a 7 de julho. No mesmo local, na quinta-feira (6), haverá a Cruzada Evangélica, a partir das 18h. Entre os dias 7 e 9, o bairro receberá apresentações artísticas e eventos musicais a partir das 19h.

Está prevista para o dia 25 a inauguração do Monumento em Homenagem a Maria Felipa, na Praça Visconde de Cairu, no Comércio, assim como o Memorial da Independência, na Lapinha, cuja data será divulgada em breve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *