De acordo com a Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), a indústria nacional de eletroeletrônicos registrou um aumento de 13% nas vendas no primeiro semestre de 2023 em comparação ao mesmo período do ano anterior. Foram comercializadas 44,02 milhões de unidades nos seis primeiros meses do ano, em comparação com 39,07 milhões de unidades no mesmo período do ano anterior. Esses dados foram divulgados nesta segunda-feira (10) e indicam uma interrupção de um ciclo de 18 meses de quedas consecutivas no setor.
Segundo a Eletros, os juros continuam sendo um dos principais obstáculos para a recuperação das vendas no setor. Atualmente, a taxa básica de juros (Selic) está em 13,75% ao ano. Esse patamar impacta especialmente o comércio de produtos de grande porte, como geladeiras, televisores, fogões e máquinas de lavar roupas, que são frequentemente adquiridos através de financiamentos.
No primeiro semestre de 2023, a air fryer (fritadeira a ar) foi o eletroeletrônico com o maior crescimento nas vendas, com um aumento de 85% em comparação ao mesmo período de 2022. Já a linha branca, que inclui principalmente geladeiras, fogões e máquinas de lavar roupas, registrou um aumento de 4% nas vendas no primeiro semestre de 2023 em comparação com os primeiros seis meses de 2022.
As vendas de aparelhos de ar condicionado apresentaram um crescimento de 16% em comparação ao mesmo período de 2022. Já as vendas de televisões tiveram um aumento de 19% no primeiro semestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano anterior.