Fotos: Ascom/Seinfra PMS
Nos dias 11 e 12 de julho, aproximadamente 20 alunos do curso de Introdução à Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (Ufba) visitaram o Projeto Novo Mané Dendê. A atividade, coordenada pelos professores da universidade e guiada pelos técnicos do projeto, teve como objetivo conhecer as iniciativas em andamento no Subúrbio Ferroviário de Salvador, realizadas pela Prefeitura Municipal.
Durante a visita, os estudantes percorreram áreas onde as obras já foram concluídas, interagiram com os moradores locais e também exploraram as regiões de Ilha Amarela onde as obras estão em andamento. Ao todo, percorreram cerca de 5 km e participaram de mais de três horas de aula de campo, em uma experiência considerada única pelos alunos.
A professora Helena Bender explicou que a visita teve como objetivo sensibilizar os futuros profissionais para uma perspectiva diferente da profissão. Ela ressaltou a importância do papel dos arquitetos na dimensão social, intervindo em contextos onde é mais necessário, como infraestrutura, saneamento, acesso à água, serviços básicos, lazer e habitação de qualidade. Todos esses aspectos estão sendo abordados nas obras do Projeto Novo Mané Dendê.
Com curiosidade e atenção, os alunos observaram as diversas áreas em desenvolvimento, sem se deixarem intimidar pelo forte sol da região. Além disso, eles conseguiram relacionar o conhecimento adquirido ao longo do semestre com as atividades em campo.
Daniela Valdesc, uma futura arquiteta, emocionou-se com a visita e destacou que é a primeira vez que ela tem a oportunidade de conhecer uma iniciativa tão grandiosa quanto o Novo Mané Dendê. Ela ressaltou o cuidado e a responsabilidade do projeto em relação à comunidade local, à preservação da natureza e ao próprio rio Mané Dendê.
Essa não é a primeira vez que a instituição visita o projeto. Ao todo, cerca de 50 estudantes já tiveram a oportunidade de conhecer os aspectos sociais, de infraestrutura e saneamento proporcionados pelo Novo Mané Dendê.
Saneamento e urbanização – O Projeto Novo Mané Dendê é a primeira fase do Programa de Saneamento Ambiental e Urbanização do Subúrbio de Salvador, com intervenções nas localidades do Alto da Terezinha, Itacaranha, Ilha Amarela, Plataforma e Rio Sena. Seu objetivo é contribuir para o bem-estar econômico e a qualidade de vida da população da Bacia do Rio Mané Dendê, abrangendo aspectos econômicos, sociais e de saúde, por meio da melhoria sustentável das condições socioambientais e urbanas.