O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, está novamente sendo utilizado como abrigo improvisado para imigrantes afegãos que chegam ao Brasil com vistos de acolhida humanitária. Essa situação ocorre após 123 afegãos terem sido encaminhados para um abrigo no litoral do estado.
De acordo com a ONG “Coletivo Frente Afegã”, até a manhã deste sábado (15), havia 62 afegãos aguardando por abrigo. Durante a tarde, 19 conseguiram ser acomodados, restando 43 espalhados pelos saguões. “Precisamos de um local provisório com estrutura, conforme prometido na reunião realizada em 30 de junho entre os três poderes – municipal, estadual e federal”, afirmou Aline Sobral, voluntária da ONG, em entrevista ao G1.
É importante lembrar que em setembro de 2021, o governo brasileiro publicou uma portaria estabelecendo a concessão de visto temporário para fins de acolhida humanitária a cidadãos afegãos. Desde 2022, os afegãos têm ficado acampados pelos corredores do aeroporto, devido à falta de abrigos adequados.
Com a política de acolhida humanitária em vigor até 14 de junho de 2023, o governo brasileiro autorizou a concessão de 11.576 vistos de acolhida humanitária para afegãos.