Na manhã desta sexta-feira (28), a violência em Salvador resultou no incêndio de um ônibus e no apedrejamento de outro na avenida Ulysses Guimarães, próximo ao bairro Sussuarana. Os ataques, realizados por criminosos, causaram prejuízos à população e impactaram a rotina de quase mil alunos da rede municipal, que ficaram sem aulas.
Segundo relatos de moradores, os atos criminosos ocorreram após um “arrastão” contra passageiros do primeiro ônibus, bem como contra pessoas que estavam no ponto de ônibus. As chamas foram rapidamente controladas pelas equipes do Corpo de Bombeiros, que foram acionadas para a ocorrência.
A Polícia Militar e o Grupo Especial de Repressão a Roubos em Coletivos foram ao local e estão investigando os crimes. A Polícia Civil está em busca dos suspeitos responsáveis pelos ataques.
Em decorrência da situação de insegurança na região, os ônibus do transporte público de Salvador tiveram sua circulação interrompida até o final da linha no bairro de Sussuarana. Como medida temporária, o local de transferência dos passageiros foi alterado para o Centro Administrativo da Bahia (CAB), próximo ao prédio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).
Vale ressaltar que esta não é a primeira vez que incidentes dessa natureza ocorrem na mesma região, já que, no passado, foram registrados casos de ônibus incendiados. Em ocasiões anteriores, as aulas também precisaram ser suspensas no bairro.
A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) informou que, somente este ano, três ônibus foram incendiados na capital baiana, todos na região de Sussuarana. Os veículos queimados pertenciam às linhas CAB/Sussuarana x Engenho Velho de Brotas e Itapuã x Narandiba, além de um coletivo do Subsistema de Transporte Especial Complementar (Stec), conhecido como “amarelinhos”.
Em decorrência dos acontecimentos e da sensação de insegurança gerada na localidade devido aos atos de vandalismo, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) decidiu suspender as aulas em mais de 920 crianças que frequentam escolas do bairro. As instituições afetadas incluem a Escola Eraldo Tinoco Melo, Escola Santa Izabel, Escola Acelino Maximiniano da Encarnação, CPP Sussuarana e CMEI Cecy Andrade.
Por outro lado, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) comunicou que as escolas estaduais em Sussuarana estão operando normalmente, com suas atividades em andamento. No entanto, é essencial que sejam tomadas medidas para garantir a segurança de todos os alunos e funcionários durante esse período de instabilidade na região.