O Teatro Vila Velha (TVV) completa 59 anos na próxima segunda-feira (31), e para celebrar essa data especial, a Prefeitura de Salvador e o teatro apresentam o show do renomado artista baiano Tom Zé, a partir das 19h. O espetáculo marca o início de uma parceria que visa revitalizar a estrutura do Teatro e do Passeio Público, espaços culturalmente relevantes para a Bahia e o Brasil. Os ingressos para o show serão gratuitos e estarão disponíveis no Sympla a partir das 12h deste sábado. Parte dos ingressos será destinada às comunidades da Gamboa e do Alagados, parceiras do Teatro, e aos participantes do programa “Amigos do Vila”.
Tom Zé, que já participou do show inaugural do TVV em 1964 ao lado de outros nomes baianos essenciais para o movimento tropicalista, será um elo entre passado e futuro neste espetáculo. Sua apresentação representa a história de arte, reinvenção, resistência e liberdade do Teatro, fundado durante a ditadura militar. Além disso, o show marcará o início das comemorações e projetos que ocorrerão ao longo do próximo ano, culminando com as seis décadas do Teatro em 2024.
O secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, ressalta a importância de ter Tom Zé, um dos artistas inaugurais do Teatro, no marco inicial da parceria com a Prefeitura. “O Teatro Vila Velha é o berço de grandes artistas baianos, tendo, ao longo de quase 6 décadas, expandido a cultura única da Bahia. A vastidão e profundidade da obra de Tom Zé, com sua sonoridade singular e experimental, farão deste show mais um marco histórico para o Teatro”, afirmou.
No espetáculo, Tom Zé apresentará a música “Dom Quixote”, especialmente criada para a reinauguração do Teatro Vila Velha em 1998. O diretor do Teatro, Marcio Meirelles, destaca a emoção de ter Tom Zé presente, 59 anos após o espetáculo inaugural. “Ele é um dos maiores pensadores e reinventores do Brasil, então é muito importante tê-lo entre nós. Esse show abre um horizonte de encontros possíveis com outros artistas que também começaram aqui”, disse.
A parceria entre a Prefeitura e o Teatro Vila Velha continuará nos meses de agosto e setembro, com as tradicionais leituras dramáticas realizadas pelo Teatro, como parte das comemorações dos 59 anos. Textos inéditos de quatro autores e autoras baianas serão lidos por atores e atrizes convidados, acompanhados musicalmente pelo projeto musical Aurata, do multiartista Ramon Gonçalves.