Em comemoração aos 17 anos da Lei Maria da Penha, a Prefeitura de Salvador, através da Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip) e a Secretaria de Políticas para as Mulheres Infância e Juventude (SPMJ), está promovendo ações para combater a violência contra as mulheres na cidade durante o Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim das agressões às mulheres.
O bairro de Itapuã foi identificado como líder no ranking de incidências de estupros em 2022, com 12 ocorrências. Para combater esses crimes, a Dsip implantará 150 novos postes com luminárias em LED na região, além de reforçar a iluminação em 50 abrigos de espera de ônibus através do programa Meu Ponto Iluminado. Também serão iluminados monumentos da cidade em referência ao Agosto Lilás, buscando conscientizar a população sobre a importância de combater as violações dos direitos femininos.
Fernanda Lordêlo, titular da SPMJ, enfatizou que ações transversais fortalecem a rede de proteção à mulher, e a melhoria da iluminação de alguns espaços é uma forma eficaz de inibir atos de violência, especialmente sexuais. A gestão municipal trabalha de forma integrada no enfrentamento à violência, ampliando e fortalecendo a rede de proteção, sendo uma obrigação social lutar pelo fim da violência contra a mulher, afirmou Ângelo Magalhães, diretor de iluminação pública de Salvador.