Em vários estados do Brasil, uma interrupção no fornecimento de energia ocorrida nesta terça-feira (15) pode ter ocasionado danos materiais em residências e estabelecimentos comerciais. Os consumidores afetados podem buscar ressarcimento pelos possíveis prejuízos, conforme orienta o diretor da Codecon, Zilton Netto.
Netto ressalta que os consumidores prejudicados devem inicialmente contatar a concessionária para obter a devida reparação. Se essa abordagem não surtir efeito ou se preferirem, podem recorrer aos Órgãos de Defesa do Consumidor para intermediar a situação.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, as empresas que oferecem serviços públicos, incluindo o fornecimento de energia elétrica, são obrigadas a garantir um serviço adequado, seguro e eficiente. No caso de interrupções parciais ou totais, a empresa deve reparar os danos causados aos consumidores devido à má prestação do serviço.
Os consumidores que desejarem denunciar irregularidades ou obter informações sobre as ações da Codecon têm à disposição diversas opções, como o aplicativo Codecon Mobile, o aplicativo Fala Salvador, o site www.codecon.salvador.ba.gov.br, o portal do Fala Salvador www.falasalvador.ba.gov.br e a Central de Atendimento Disque Salvador – 156.