O Núcleo Psicossocial da Guarda Civil Municipal (Nups/GCM) está desempenhando um papel crucial na promoção da saúde emocional dos 1,4 mil agentes que compõem a instituição. Reconhecendo a importância vital da estabilidade emocional para o desempenho eficaz no trabalho, o Nups/GCM oferece uma gama de serviços que incluem apoio psicológico, assistência social e acompanhamento psiquiátrico, diretamente em sua sede na Avenida San Martin.
Com a colaboração de psicólogos, assistentes sociais e a médica psiquiátrica, Dra. Joana Abrahão, o Nups/GCM está dedicado a garantir que o pessoal que trabalha incansavelmente nas ruas de Salvador tenha acesso às ferramentas necessárias para enfrentar os desafios emocionais inerentes à sua profissão. No ano passado, o Núcleo realizou um impressionante número de 900 atendimentos, evidenciando sua importância vital.
Joana Abrahão, autora do artigo “A Ansiedade e a Depressão no Terceiro Milênio”, destaca que globalmente mais de 300 milhões de pessoas, independentemente da idade, sofrem de depressão. Tanto a depressão quanto a ansiedade resultam em um custo de US$1 trilhão para a economia global, conforme relatado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Esses números acentuam a relevância das intervenções oferecidas pela Guarda.
A Dra. Abrahão enfatiza a abordagem abrangente do Nups/GCM: “Nosso objetivo é oferecer apoio no momento de necessidade. Não apenas atendemos aos guardas, mas também aos seus familiares, pois compreendemos que o impacto das lutas emocionais se estende à família. Nosso foco é garantir que todos estejam bem e saudáveis.”
Um exemplo concreto é o caso de uma guarda que enfrentava desafios ligados a questões familiares. Ela buscou ajuda e passou por intervenções psicodinâmicas, juntamente com tratamento medicamentoso e apoio emocional. Hoje, ela está prosperando, demonstrando a eficácia do suporte oferecido.
Maurício Lima, diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência de Salvador, demonstra um compromisso contínuo com o Nups/GCM: “Nossa meta é preparar nossos agentes para as adversidades inerentes às suas funções. Oferecemos uma abordagem abrangente com uma equipe qualificada, proporcionando atividades como discussões em grupo, palestras e atendimento personalizado para os guardas que necessitam de um enfoque individualizado em relação à saúde mental.”
O Núcleo Psicossocial é um componente crucial do Centro de Valorização da GCM, sendo responsável pela concepção, supervisão e implementação de abordagens interdisciplinares que fornecem suporte psicossocial tanto para os agentes quanto para suas famílias. Através de atividades, terapias e programas preventivos de saúde mental, assim como sessões de aconselhamento individual e em grupo, o Nups/GCM busca aliviar tensões e promover uma qualidade de vida equilibrada. Adicionalmente, os coordenadores e supervisores passam por um treinamento especializado para desenvolver um entendimento mais sensível das necessidades psicológicas de cada indivíduo atendido.