PF Age Contra Esquema de Desvio de Recursos e Contratações Fictícias

Destaque Notícias

Nesta quinta-feira (24), a Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação visando desarticular um sofisticado grupo criminoso envolvido em fraudes que permitiam a obtenção indevida de compensações e benefícios do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), além da simulação de contratações de servidores inexistentes.

A ação mobiliza quarenta agentes federais, que executam nove mandados de busca e apreensão em oito municípios dos estados da Bahia e Piauí. O montante do prejuízo ocasionado ainda não foi oficialmente divulgado.

Os alvos dessa ofensiva estão localizados nas cidades de Xique-Xique, Jacobina, Baianópolis, Mansidão, Buritirama, Cotegipe e Santa Rita de Cássia, na Bahia, além de Júlio Borges, no Piauí.

A investigação, meticulosamente conduzida pelo Núcleo de Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos da Delegacia de Polícia Federal em Barreiras (DRCC/DPF/BRA/BA), desvendou uma trama criminosa centrada na fabricação fictícia de vínculos laborais através de prefeituras municipais.

Os envolvidos estão sob escrutínio por uma série de crimes, incluindo estelionato agravado, inserção de informações falsas em sistemas de dados e colaboração em uma organização criminosa. As sentenças acumuladas podem totalizar até 28 anos de prisão.

Segundo as informações da PF, as averiguações expuseram o registro fraudulento de numerosos trabalhadores rurais da região, inscritos ficticiamente como funcionários urbanos de instituições públicas. Esses registros indevidos culminaram em obtenção irregular de vantagens trabalhistas e sociais.

A operação foi batizada de “Arcanaum”, termo que, segundo a PF, traduz a ideia de sigilo e enigma. Esse nome se deve à forma como o grupo delinquente operava, valendo-se do acesso restrito a sistemas de informação, assim como conhecimentos contábeis e burocráticos, para perpetrar suas ações ilícitas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *