Reportagem: Ana Virgínia Vilalva/Secom PMS
A Fundação Gregório de Mattos (FGM) vai promover nesta segunda-feira (28), a partir das 19h, a Oficina Virtual para Proponentes do edital Territórios Criativos. O encontro on-line tem como objetivo esclarecer e apresentar aos proponentes o edital de uma forma mais ampla, para que eles se sintam mais seguros em apresentar uma proposta com qualidade, dentro dos critérios para o prêmio.
A transmissão acontece no canal da FGM no YouTube (https://www.youtube.com/c/fundacaogregoriodemattos) com tradução simultânea em Libras. O conteúdo programático inclui a leitura do edital e a explicação dos principais pontos do documento.
De acordo com o gerente de Projetos Especiais da FGM, Júlio Marques, esse momento é importante para instrumentalizar os proponentes interessados e obter esclarecimentos sobre o edital. “Tornamos mais claro o processo oferecendo um panorama desde a inscrição e todo o rito que vem depois, que são a habilitação, a seleção e a contratação, além do acompanhamento da prestação de contas e da exigência de alguns itens”.
Territórios Criativos – O edital Territórios Criativos faz parte da aplicação da Lei Paulo Gustavo no município de Salvador e está com inscrições abertas até o dia 5 de setembro. O mecanismo de fomento foi elaborado para selecionar 60 projetos territoriais, de R$50 mil, cada, assegurando isonomia entre os territórios: Prefeituras-Bairros, comunidades remanescentes de Quilombos e Distrito Cultural do Centro Histórico.
Além disso, ele é direcionado ao atendimento por demanda às linguagens, segmentos e setores culturais, de acordo com as vocações e realidades territoriais: Artes de Rua; Artes Integradas; Artes Visuais; Circo; Cultura da Infância; Dança; Literatura (Livro, Leitura, Saraus, Slams); Música; Teatro; Dinamização de Bibliotecas Comunitárias; Dinamização de Espaços Culturais Comunitários; Serviços Criativos (Moda, Gastronomia e Artesanato), entre outros.
O processo de inscrição ocorre pela internet no link www.territorioscriativos.salvador.ba.gov.br, onde também está disponível o edital completo. Cada proponente poderá inscrever apenas uma proposta e o requerente deve preencher e enviar um formulário eletrônico do cadastro, anexando arquivos digitais dos documentos.