A Prefeitura de Salvador deu início à operação de 30 bicicletas elétricas no sistema Bike Salvador, conhecidas como “Laranjinhas”, com o objetivo de alcançar 200 até o final deste ano. Essa iniciativa, em parceria com o banco Itaú e a empresa Tembici, foi apresentada durante a abertura do 4º Fórum Salvador Vai de Bike, realizado no Shopping da Bahia. A partir de agora, os usuários terão a opção de utilizar essas bicicletas elétricas.
Salvador se torna a primeira cidade do Norte e Nordeste e a terceira capital do Brasil a oferecer bicicletas elétricas compartilhadas. Essa novidade chega em um momento especial, coincidindo com o décimo aniversário do Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB) e a marca de 10 milhões de viagens realizadas pelos usuários desde 2013 na capital baiana, com mais de 450 mil usuários cadastrados.
O prefeito Bruno Reis destacou o progresso na infraestrutura para bicicletas na cidade, com mais de 300 km de vias dedicadas a elas. Além disso, anunciou o Plano Cicloviário de Salvador, que visa expandir ainda mais a mobilidade por bicicletas, com a meta de 725 km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas.
As bicicletas elétricas em Salvador têm velocidade limitada a 25 km/h e tecnologia de pedal assistido, ativada ao pedalar. São modelos robustos, projetados para sistemas de compartilhamento, garantindo segurança e conforto aos usuários. Essas bicicletas serão distribuídas entre as 50 estações ativas da cidade, somando-se às 400 unidades convencionais já disponíveis.
Além do lançamento das bicicletas elétricas, Salvador receberá o 4º Fórum Salvador Vai de Bike e o Festival da Bicicleta em comemoração aos 10 anos do MSVB. O evento contará com palestrantes renomados e uma variedade de atividades relacionadas à bicicleta, incluindo exposições, shows e passeios ciclísticos.