A comemoração do 201º aniversário da Independência do Brasil em Salvador teve um início chuvoso nesta quinta-feira (7), mas logo após as 8h, o sol brilhou sobre o Campo Grande, o local tradicional do desfile cívico. O evento contou com apresentações das fanfarras escolares, da Polícia Civil, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, do Exército e da Marinha.
Antes do desfile cívico, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) recebeu honras militares e, em seguida, participou do hasteamento da bandeira ao lado do prefeito Bruno Reis (União Brasil) e do comandante da 6ª Região Militar, general de divisão Marcelo Arantes Guedon.
Durante o hasteamento da bandeira, o governador destacou o papel fundamental da Bahia na construção de um país soberano desde a independência. Ele afirmou: “A contribuição da Bahia, desde os tempos da independência, foi marcante, sendo um estado que sempre defendeu nossa soberania. Além disso, a Bahia possui um povo trabalhador e um potencial econômico robusto, com destaque para o agronegócio, mineração e energias renováveis, bem como polos industriais.”
Neste ano, o desfile na capital baiana contou com a participação de 10 unidades escolares da rede estadual de ensino, envolvendo aproximadamente 600 estudantes nas tradicionais fanfarras. Alunos da rede municipal e das escolas da Polícia Militar e do Exército também participaram do evento.
A Polícia Militar da Bahia desfilou com a participação de 906 representantes da corporação, incluindo militares das novas unidades, como os Batalhões de Proteção à Mulher, de Policiamento Escolar, de Prevenção a Furtos e Roubos de Veículos e o de Patrulhamento Tático Móvel (Batamo).
Além do desfile cívico, 935 policiais militares garantiram a segurança nas ruas, isolando o trajeto do desfile, realizando policiamento ostensivo nos principais corredores de tráfego, pontos de ônibus, estações de metrô e de transbordo, nas vias de acesso ao evento e apoiando as barreiras de trânsito.