A atual onda de calor que assola o Brasil neste mês de setembro está causando um aumento sem precedentes no consumo de energia, de acordo com dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Durante a segunda semana de setembro, o Sistema Interligado Nacional (SIN) registrou uma demanda de 73,5 mil MW (megawatts) médios, estabelecendo um novo recorde para este mês. O valor anterior mais alto havia sido alcançado na última semana de setembro de 2021, com 71 mil MW médios.
O ONS prevê que o consumo de energia para setembro encerrará em 75,2 mil MW médios, o que representa um aumento de 5,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Se essa previsão se confirmar, será o maior consumo já registrado para o mês de setembro, de acordo com o histórico do operador.
Neste domingo, que marca o segundo dia da primavera no país, doze capitais, incluindo Salvador, devem enfrentar temperaturas acima dos 35°C. A intensificação dessa onda de calor tem levado a temperaturas acima da média em 11 estados e no Distrito Federal, levando o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a ampliar o alerta para “grande perigo” em regiões como Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins.
Na região nordeste, cidades como João Pessoa, Maceió, Recife e Salvador devem registrar muitas nuvens e a possibilidade de chuvas isoladas, embora as temperaturas possam ainda ultrapassar os 30°C. Veja as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet):
- Salvador: mín. 23°C/máx. 31°C;
- Aracaju: mín. 23°C/máx. 30°C;
- Fortaleza: mín. 24°C/máx. 33°C;
- João Pessoa: mín. 23°C/máx. 30°C;
- Maceió: mín. 22°C/máx. 31°C;
- Natal: mín. 23°C/máx. 30°C;
- Recife: mín. 23°C/máx. 31°C;
- São Luís: mín. 25°C/máx. 33°C;
- Teresina: mín. 23°C/máx. 38°C.