Prefeitura de Salvador remove mais de 500 sucatas das ruas em 2023

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Neste ano, a Prefeitura de Salvador já removeu das ruas 567 sucatas, sendo 376 pelos próprios proprietários após notificação e 191 apreendidas pelas equipes da Diretoria de Serviços Públicos (Dsep), ligada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). A iniciativa faz parte da operação “Cidade Dez, Sucata Zero”, que esteve nesta terça-feira (26) em diversos pontos da capital baiana.

Ainda em 2023, foram 508 denúncias feitas através do Disque Salvador 156. Neste mesmo período, quatro sucatas de barco foram removidas pela Semop e 16 retiradas pelos proprietários após notificação. Entre janeiro e setembro de 2022, a iniciativa contabilizou 670 remoções de sucatas, sendo 523 retiradas das ruas pelos proprietários e 147 pelas equipes do município. Foram 393 denúncias pelo Disque Salvador no período.

A operação desta terça começou no bairro de Sussuarana, principal foco do dia, e ocorreu também em Pirajá. Somente no turno da manhã, cinco sucatas foram recolhidas.

O chefe do setor de Proteção da Estética da Cidade (Spec), Roberto Guerreiro, afirma que a iniciativa, além de preservar o aspecto visual, contribui para a saúde pública. Entre as sucatas retiradas das vias estão veículos, geladeiras e fogões. “Nosso foco é a estética da cidade, deixando ela mais bonita, além de contribuir para a saúde pública, locomoção e até a segurança”, diz. A meta para este ano, segundo Guerreiro, é retirar mil sucatas das ruas da cidade.

Solicitação – Os cidadãos podem solicitar a remoção de sucatas, como barcos, veículos, geladeiras e outros materiais através do Fala Salvador, no site www.falasalvador.ba.gov.br ou pelo telefone 156. Antes da apreensão, os agentes da Semop notificam o proprietário do veículo ou material abandonado para que faça a remoção no prazo de 72 horas. Em casos urgentes, a retirada pode ser imediata.

As sucatas recolhidas são encaminhadas para o Setor de Guarda de Bens (Segub), localizado na sede da Guarda Civil Municipal (GCM), na Avenida San Martin. Os proprietários podem fazer a retirada mediante apresentação de documento com foto, além dos documentos do veículo. O prazo para reivindicação do bem é de 60 dias, com pagamento de multa. Quando não retirado, o bem é leiloado.

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