Nesta quinta-feira (27), data em que se comemora o Dia Mundial do Turismo, o calendário turístico de Salvador foi apresentado pela primeira vez na ABAV Expo, maior evento do trade de turismo do Brasil, realizada no Rio de Janeiro. Até o sábado (29), a Expo deverá receber mais de 30 mil pessoas de todo o país, que terão a oportunidade visitar o stand do Salvador Capital Afro e assistir ao vídeo inédito sobre afroturismo em Salvador, voltado às experiências de conexão ancestral oferecidas proporcionadas em solo soteropolitano.
O secretário Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho, participou da mesa de abertura da 50ª edição do evento realizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV). “Salvador começa uma nova história na ABAV, tendo, pela primeira vez no evento, um espaço exclusivo para a cidade focado em afroturismo. Nele, os agentes de viagens poderão conhecer roteiros, empreendedores, lugares e histórias do turismo de nossa cidade sob a perspectiva da identidade negra e ancestral”, afirmou o titular da Secult.
Para o stand na ABAV Expo, além da identidade visual do Salvador Capital Afro e da nova marca para as ações de cultura, lazer e turismo, lançada na última semana, também foram levados pintores corporais que trabalham no Distrito Cultural do Centro Histórico e Comércio e que receberam a capacitação por meio do programa institucional “Sou Salvador”, da Secult com as secretarias Municipais de Ordem Público (Semop) e Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec).
Rolê Afro – O diretor de turismo da Secult, Gegê Magalhães, destaca a importância da capital baiana estar presente num evento como a ABAV Expo.“Pela primeira vez, estamos com um stand independente na ABAV. Com a temática do Salvador Capital Afro, estamos mostrando toda a beleza soteropolitana, focando no afroturismo e na intensa programação do mês de novembro. Nosso stand está sendo super bem visitado, as pessoas têm feito a imersão com um vídeo em 360º de nossa cidade, que preparamos para a Expo, além da pintura corporal tribal e o desejo de conhecer mesmo a proposta do afroturismo”, disse.
Como parte das ações em prol do afroturismo, desde o mês de julho, a Prefeitura de Salvador, em colaboração com agentes de viagens locais, especializados em afroturismo, está elaborando o “Rolê Afro”, que resultará em 30 pontos de visitação e dez roteiros afrocentrados.