Na madrugada desta quarta-feira, por volta das 4h, um marco significativo ocorreu quando o primeiro avião de resgate, operado pela Força Aérea Brasileira (FAB), aterrissou em Brasília, trazendo alívio e segurança para 211 brasileiros resgatados de Tel Aviv, Israel. O voo direto, realizado por uma aeronave KC-30, partiu da cidade israelense às 14h12 (horário de Brasília) na terça-feira, e a jornada de aproximadamente 14 horas culminou na chegada ao Brasil.
Dos passageiros a bordo, 107 desembarcaram na capital federal, enquanto os outros 104 seguiram para o Rio de Janeiro, distribuídos em dois aviões da FAB.
Essa operação de resgate é uma resposta decisiva do governo federal às tensões recentes no Oriente Médio, desencadeadas pelo conflito entre Israel e o grupo Hamas no último fim de semana.
Mais quatro voos de resgate estão programados até o próximo domingo, no âmbito da “Operação Voltando em Paz”, liderada pelos Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores. O objetivo é repatriar cerca de 900 brasileiros que se encontram em Israel e na Palestina.
Os próximos voos de resgate estão programados para pousar em cidades-chave, incluindo o Rio de Janeiro, São Paulo e Recife, com a empresa aérea Azul encarregada de transportar os passageiros até seus destinos finais, como parte de uma colaboração com a Presidência da República.
Até o momento, mais de 2,7 mil brasileiros expressaram seu desejo de deixar a região e retornar ao Brasil, a maioria dos quais eram turistas em Tel Aviv e Jerusalém no momento em que o Hamas lançou seu ataque contra o território israelense no último sábado.
Neste primeiro resgate, o Ministério das Relações Exteriores deu prioridade ao traslado de cidadãos que residem no Brasil e estavam visitando a região do conflito sem passagem de volta. Uma segunda fase da operação está sendo planejada e será implementada após a conclusão dos cinco primeiros voos. A missão de trazer os brasileiros de volta com segurança e rapidez continua a ser uma prioridade do governo.