O objetivo de realizar o trajeto entre a estação Aeroporto, em Lauro de Freitas, e a estação Lapa, no Centro de Salvador, em aproximadamente 30 minutos tem enfrentado diversos obstáculos na operação do metrô da capital baiana. Somente no primeiro semestre deste ano, houve uma média de pelo menos um caso de furto de cabos por semana, impactando o funcionamento do sistema.
De acordo com dados da CCR Metrô Bahia, nesse período, foram registrados 197 furtos de cabos, equivalendo a mais de uma ocorrência por dia, dos quais 29 afetaram a operação das linhas. A empresa responsável pela administração do sistema, em declaração ao Metro1, revelou que está adotando medidas como rondas estratégicas, barreiras e sistemas de alerta de intrusão para combater esses incidentes. Além dos furtos de cabos, houve também outros incidentes, incluindo três episódios de invasão de animais nos trilhos que impactaram o funcionamento do metrô.
Enquanto o tempo de viagem no metrô tem aumentado devido a esses problemas, o número de passageiros tem diminuído desde o início da pandemia de Covid-19. Em 2019, o sistema alcançou sua maior média diária de passageiros, com 297 mil. Desde então, não conseguiu atingir esse patamar. Em 2020, a média foi de 260 mil por dia, e até setembro deste ano, houve uma queda de 7% em comparação a 2019.
Essa queda de passageiros também está relacionada à diminuição no ritmo de inauguração de novas estações nos últimos anos. Até junho, quando a estação Campinas foi inaugurada, passaram-se cinco anos sem a entrega de novas estações, um período notável para um sistema que havia experimentado um rápido crescimento, com a inauguração de 20 estações em apenas quatro anos.
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