Após uma cirurgia realizada no final de setembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a despachar do Palácio do Planalto nesta segunda-feira (23). Coincidentemente, o retorno do presidente Lula ocorre ao mesmo tempo que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que estava em viagem oficial na Ásia, também retorna. Este momento marca um aumento das pressões por definições de cargos para o Centrão, e tanto o Executivo quanto o Legislativo se preparam para retomar as negociações entre cargos e votações de interesse do governo.
Na terça-feira (24), está prevista a votação do projeto de lei para a taxação dos super-ricos, uma pauta considerada prioritária pelo Ministério da Fazenda, que busca novas formas de arrecadação para reduzir o déficit nas contas públicas. O projeto, que recebeu urgência constitucional do Executivo, tem sido um ponto de destaque na pauta da Câmara dos Deputados por mais de uma semana.
Durante o período em que estava despachando do Palácio da Alvorada devido à sua cirurgia no quadril, o presidente Lula focou em discussões sobre o conflito entre Israel e o Hamas, bem como em reuniões com ministros.