O Índice de Movimentação Econômica de Salvador (IMEC-SSA), elaborado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), revelou um sólido aumento de 2,0% em agosto de 2023, em comparação com o mês anterior.
Dentre as seis variáveis que integram esse índice, quatro delas tiveram um impacto positivo notável. Destacam-se o crescimento da Carga Portuária (8,6%), seguido pelo aumento no número de Passageiros no Aeroporto Internacional de Salvador (5,2%), o consumo de Combustíveis (4,6%), e a demanda por energia elétrica (3,3%).
No entanto, observou-se uma redução na movimentação de Passageiros de ônibus intermunicipais (-17,6%) e Passageiros de ônibus urbanos (-1,9%).
Em uma análise mais ampla, o IMEC-SSA registrou um notável avanço de 10,5% em relação a agosto de 2022, um crescimento de 1,4% nos primeiros oito meses de 2023 quando comparado ao mesmo período no ano anterior, e um sólido aumento de 1,1% no acumulado dos últimos doze meses em relação ao período correspondente no ano anterior. Esses números indicam uma tendência positiva na economia de Salvador e sugerem um cenário promissor para o desenvolvimento econômico contínuo da região.