Secretaria de Mobilidade (Semob) de Salvador anunciou o lançamento da pesquisa QualiÔnibus, um esforço para entender como a população de Salvador avalia o serviço de transporte coletivo por ônibus na capital baiana. Essa iniciativa tem o objetivo de colher informações cruciais para melhorar o sistema de transporte público na cidade.
A pesquisa QualiÔnibus envolverá abordagens diretas aos passageiros em diversas linhas de ônibus da cidade, entre 5h30 e 19h30, nos dias úteis. Os passageiros serão selecionados aleatoriamente para responder a um questionário que deve levar entre dez e 12 minutos.
No total, os participantes responderão a 16 perguntas que abordam sua satisfação com o sistema de ônibus em Salvador. Essas questões incluem tópicos como acesso ao transporte, disponibilidade, rapidez, confiabilidade, transferências, conforto nos pontos de ônibus, conforto nos ônibus, conforto nos terminais, atendimento ao usuário, informações fornecidas aos usuários, segurança pública, segurança em relação a acidentes de trânsito, exposição a ruído e poluição, forma de pagamento, recarga de cartões e gastos com transporte.
Esta pesquisa é uma resposta a críticas cada vez mais intensas do sistema de ônibus por parte dos usuários e até mesmo do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União). Em uma entrevista à Rádio Metropole no último dia 24, o prefeito culpou a chegada do metrô na cidade pela deterioração do sistema de ônibus, alegando que o metrô ficou com a maior porcentagem das tarifas.
Além dos atrasos e problemas na estrutura dos ônibus, a falta de conservação dos pontos de ônibus tem sido uma questão urgente. O Repórter Metropole identificou problemas em diversas localidades, incluindo Pituba, Rio Vermelho, Retiro, Barbalho, Barra, Pernambués, Ondina, Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô) e Calçada, em setembro. Essa pesquisa busca reunir informações importantes para aprimorar o sistema de transporte público e atender às necessidades da população de Salvador.