Salvador está considerando a implementação de um plano de contingência para lidar com a atual onda de calor em diversas capitais do Brasil, de acordo com a secretária municipal de Saúde, Ana Paula Matos. A oficial revelou em uma entrevista coletiva nesta terça-feira (21) que a Secretaria de Saúde está em processo de avaliação para determinar quais medidas poderiam ser tomadas em caso de temperaturas elevadas durante o verão na cidade.
Ana Paula explicou que o prefeito Bruno Reis solicitou à secretaria informações sobre como estão sendo acompanhadas as altas temperaturas em outras cidades, visando obter sugestões para Salvador. Ela afirmou que estão sendo consideradas ações como a aquisição de protetor solar e distribuição de água, e que um plano de contingência está sendo desenvolvido em conjunto.
“Ainda não estamos enfrentando condições extremas em Salvador que exijam tais medidas. Devemos ser cuidadosos com o uso dos recursos públicos e gastar apenas o necessário. Já estamos discutindo ações para grandes eventos como o Réveillon e o Carnaval, se necessário. Ainda não identificamos a necessidade dessas medidas devido às temperaturas atuais em Salvador. Estamos organizando a abordagem em relação à saúde, avaliando questões epidemiológicas e monitorando possíveis aumentos nas unidades devido a desidratação”, esclareceu a secretária.
Ana Paula também mencionou que a distribuição de água e protetor solar para os servidores de saúde já é uma prática comum da secretaria, mas não comentou sobre a possibilidade de estender essas ações à população em geral.