Oeste da Bahia se prepara para onda de calor com temperaturas acima de 40°C

Notícias

Os termômetros em várias partes do Brasil estão previstos para atingir temperaturas superiores a 40°C a partir desta sexta-feira (15). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta sobre a nona onda de calor do ano, que deve persistir até domingo (17). Essa onda afetará 11 estados, abrangendo o Oeste baiano, a maior parte do Centro-Oeste e Sudeste, além de áreas das regiões Norte e Nordeste.

A situação está sendo monitorada de perto pelo Conselho Multifinalitário do Oeste da Bahia (Consid), que reúne 22 dos 35 municípios da região. Essa área é vital para o agronegócio na Bahia, representando cerca de 20% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual. A secretária-executiva do Consid, Erika Seixas, destacou que medidas estão sendo tomadas para mitigar os impactos, incluindo ações de conscientização e controle de queimadas.

Devido ao aumento das temperaturas, algumas prefeituras modificaram os horários de atendimento para reduzir o desconforto térmico. O combate e a educação preventiva para controlar e combater queimadas também estão em andamento.

A região do Oeste, conhecida por sua alta incidência de queimadas, enfrenta desafios adicionais durante o verão, caracterizado pela falta de chuvas e altas temperaturas. O Corpo de Bombeiros e a Secretaria do Meio Ambiente lançaram a Operação Florestal Bahia 2023 para lidar com os incêndios. Até agora, foram registrados mais de 300 casos de incêndios nas sedes em Barreiras, Bom Jesus da Lapa e Luís Eduardo Magalhães.

Quanto ao clima, o fenômeno de aridez, caracterizado pelo déficit hídrico, afeta a região. Com menos de 800 milímetros de chuva anual, a região do Oeste enfrenta desafios significativos. A secretária-executiva do Consid ressalta a importância de ações preventivas para reduzir a possibilidade de queimadas.

O Inmet relata que, até novembro de 2023, o Brasil experimentou oito ondas de calor, com destaque para recordes de temperatura em algumas áreas. A previsão indica que, no domingo (17), uma frente fria se aproximará, trazendo temporais em grande parte do Sul do Brasil. A expectativa é que as temperaturas diminuam na segunda-feira (18), encerrando a onda de calor na região Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *