A BYD revelou na quinta-feira (21) seus planos de gerar 10 mil oportunidades de emprego na Bahia, envolvendo funções tanto diretas quanto indiretas. A fabricante chinesa de veículos elétricos está investindo R$ 3 bilhões em três fábricas localizadas em Camaçari, na região metropolitana de Salvador.
De acordo com a empresa, inicialmente, foram divulgadas cinco mil vagas, mas esse número duplicou após a promulgação da reforma tributária na quarta-feira (21). A reforma visa impulsionar ainda mais a produção automotiva nacional, e a situação econômica positiva do Brasil contribui para os projetos de investimento da BYD no país.
O objetivo principal é elevar o Brasil ao status de uma potência global em energia e consumo, tornando-se um polo exportador de produtos eletrificados e destacando-se como referência no mercado automotivo 100% elétrico.
Alexandre Baldy, conselheiro especial da BYD, ressaltou que esses investimentos refletem a confiança da empresa no potencial de longo prazo do mercado brasileiro, um dos mais significativos do mundo.
A assessoria da montadora confirmou que as contratações pontuais para algumas vagas já estão em andamento, e em breve, iniciarão os processos seletivos para as futuras oportunidades, que serão criadas progressivamente. A previsão é iniciar as obras de instalação em fevereiro de 2024, com os primeiros carros prontos até o final do ano seguinte.