Queda Significativa: Registros de Posse de Armas no Brasil Diminuem 74% em 2023

Brasil Destaque

Brasília, 27 de dezembro de 2023

Os dados do Sistema Nacional de Armas (Sinarm) da Polícia Federal revelam uma expressiva redução de 74% nos novos registros de posse de armas de fogo no Brasil ao longo de 2023. Até novembro deste ano, foram contabilizadas 23,5 mil solicitações, em comparação às 91,7 mil registradas no mesmo período de 2022.

Durante a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os números indicam uma média diária de 71 novos registros, enquanto no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a média diária era substancialmente maior, atingindo 275 novos registros.

Lula, ao assumir o cargo, estabeleceu a redução da quantidade de armas e munições acessíveis à população como uma das prioridades de seu governo. Os registros de posse em 2023 alcançam o nível mais baixo dos últimos dez anos.

Um marco significativo ocorreu em julho deste ano, quando o presidente revogou uma diretriz estabelecida por Bolsonaro sobre o porte de arma, determinando que os requerentes devem comprovar a efetiva necessidade do porte durante o processo de solicitação. Essa mudança impactante contribuiu para a notável diminuição nos pedidos de registros de posse no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *