Caravana de Asilo: Crise Migratória na América Central e do Sul Desafia Fronteira dos EUA

Destaque

Washington, 27 de dezembro de 2023

Uma caravana composta por aproximadamente oito mil imigrantes em busca de asilo iniciou uma jornada em direção à fronteira dos Estados Unidos, provenientes da América Central e do Sul. O grupo, abrangendo diversas faixas etárias e originado principalmente da Venezuela, Cuba e México, ostenta uma faixa proclamando “Êxodo da Pobreza”.

O movimento teve início no domingo (24), poucos dias antes da chegada do secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, à Cidade do México. Blinken está programado para discutir novos acordos visando controlar a migração nesta quarta-feira (27). Na última sexta-feira (22), o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, expressou o desejo de colaborar novamente com os EUA para abordar as preocupações sobre a migração.

Em comunicado, a Casa Branca informou que Blinken abordaria a “migração irregular sem precedentes” na região, buscando identificar maneiras de os dois países enfrentarem os desafios de segurança fronteiriça.

A crise migratória ganha destaque diante do aumento significativo de detenções na fronteira dos EUA com o México, ultrapassando 2 milhões tanto em 2022 quanto em 2023. Somente em setembro deste ano, mais de 200 mil migrantes foram detidos, conforme relatórios do governo americano, evidenciando a urgência de abordar as complexas questões envolvidas na busca de soluções para essa situação desafiadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *