O parlamentar Carlos Jordy, do Partido Liberal do Rio de Janeiro, está entre os alvos da mais recente etapa da Operação Lesa Pátria, realizada pela Polícia Federal nesta quinta-feira (18). Agentes federais conduziram buscas na Câmara dos Deputados e em locais vinculados ao deputado no Distrito Federal e no Rio de Janeiro.
Segundo informações do Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, a 24ª fase da operação tem como objetivo identificar pessoas envolvidas no planejamento, financiamento e incitação de atos antidemocráticos ocorridos entre outubro de 2022 e o início do ano passado no interior do estado do Rio de Janeiro.
No total, estão sendo cumpridos 10 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), sendo 8 no Rio de Janeiro e 2 no Distrito Federal.
Os eventos sob investigação envolvem possíveis crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa e incitação ao crime.
As investigações estão em andamento, e a Operação Lesa Pátria é uma ação contínua, com atualizações periódicas sobre o número de mandados judiciais cumpridos e pessoas detidas.