Rebaixado para a Série D na última temporada, o Altos, que conquistou o título piauiense em 2017, 2018 e 2021, será o primeiro oponente do Vitória na Copa do Nordeste de 2024. O jogo está marcado para este domingo (4), às 16h, no Estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina, a capital do Piauí.
Neste ano, a equipe de Altos registrou três vitórias, dois empates e uma derrota. Para chegar à fase de grupos da Copa do Nordeste, o Jacaré superou duas etapas preliminares, eliminando o Santa Cruz nos pênaltis, após um empate por 2 a 2, e o ASA, vencendo por 2 a 1, ambos os jogos realizados no Lindolfo Monteiro, local do confronto contra o Leão.
No Campeonato Piauiense, sob o comando do técnico Flávio Araújo, Altos estreou fora de casa com uma vitória por 1 a 0 sobre o 4 de Julho, sofreu uma derrota para o River por 3 a 0, empatou com o Picos por 1 a 1 e venceu novamente o 4 de Julho por 2 a 1, todos os jogos disputados em casa.
Depois de três temporadas na Série C, o Altos encerrou a última temporada na vice-lanterna da Terceira Divisão, sendo rebaixado para a Série D do Campeonato Brasileiro. Em 19 jogos na competição nacional do ano anterior, o Jacaré obteve apenas duas vitórias, sete empates e sofreu dez derrotas.
Enquanto o Vitória foi derrotado por 1 a 0 pelo Jequié na última quarta-feira (31), pela quinta rodada do Campeonato Baiano, no mesmo dia, o Altos venceu o 4 de Julho por 2 a 1, pela quarta rodada do Campeonato Piauiense. Além do confronto com o Altos, na fase de grupos da Copa do Nordeste, o Vitória enfrentará ABC, Bahia, Fortaleza, Itabaiana-SE, Juazeirense, Náutico e Treze-PB.
Historicamente, Vitória e Altos se encontraram apenas duas vezes. A primeira foi em 2021, nas quartas de final da Copa do Nordeste, e o Leão venceu por 2 a 1 no Barradão, com gols de Samuel e Eduardo. Naquele ano, o Vitória foi eliminado nas semifinais da competição regional pelo Ceará. O outro confronto entre Vitória e Altos ocorreu na Série C de 2022, terminando em empate por 0 a 0 no Estádio Lindolfo Monteiro.